domingo, 8 de enero de 2017

XIX Congresso Brasileiro de Catálise e IX Congresso Mercosul de Catálise 2017

O Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat) vem sendo realizado a cada dois anos, pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). Neste biênio, a organização desse evento coube à Regional II (Minas Gerais e Rio de Janeiro). Dessa forma, convidamos todos a participar do 19o Congresso Brasileiro de Catálise- CBCAt, que irá ocorrer na cidade histórica de Ouro Preto, considerada um belíssimo museu a céu aberto, com uma rica arquitetura colonial localizada entre as montanhas de Minas Gerais.
A organização está sob a responsabilidade de diversos profissionais ligados à área de catálise, atuando nas universidades e nas indústrias. O 19º CBCAt visa, acima de tudo, integrar o setor produtivo e a academia. A proposta desse congresso é trabalhar de forma intensa e proativa a catálise e a inovação tecnológica. Espera-se que a união entre universidade-empresa possa trazer bons frutos para ambos, tanto no desenvolvimento científico quanto tecnológico, gerando conhecimento para a formação de recursos humanos de qualidade na universidade, tecnologias passíveis de licenciamento, novos produtos e novos serviços, de forma a contribuir para a geração de divisas e renda discricionária para todos.
O 19º CBCat irá reunir a comunidade científica e industrial do país e da América Latina com trabalhos nas áreas de catálise, adsorção, cinética e reatores, química fina, dentre outros, permitindo a discussão dos avanços realizados e a avaliação dos resultados apresentados. Além de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, diversos especialistas internacionalmente renomados também participarão do congresso, realizando conferências sobre temas atuais de grande interesse tanto acadêmico quanto industrial.
O Congresso Brasileiro de Catálise acontece, desde 1981 e tem despertado um crescente interesse da comunidade brasileira, americana e Européia. Ao longo desses anos, pode-se observar tanto o aumento no número de participantes quanto na sua abrangência. Um exemplo dessa evolução é a estimativa de 700 participantes para 2017 mesmo com a crise financeira que atravessa nosso país.
Esse ano também será realizado o Congresso Mercosul de Catálise (Mercocat). A partir de 2001 ficou decidido que se iria fomentar as ações de fortalecimento das relações acadêmicas na região do Mercosul mediante a realização do Mercocat. O primeiro Mercocat aconteceu em Bento Gonçalves, Brasil, em 2001. A última realização, a oitava edição, ocorreu na Argentina em setembro de 2015. A próxima será realizada juntamente com o 19CBCAT em Ouro Preto, Brasil. Esperamos que o 19° CBCat e 9º Mercocat seja um evento para trocas de idéias e discussão de temas relacionados à pesquisa na área de catálise e inovação, reunindo esforços para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do País. O evento constará de conferências plenárias, miniconferências, sessões orais, sessões de painéis, grupos de discussão e mesas-redondas, de modo a permitir que as comunidades acadêmicas e industriais compartilhem os mais recentes avanços nas suas especialidades e propiciem a renovação recíproca de conhecimentos.
O 19° CBCat e 9º Mercocat será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, um espaço estruturado para a elaboração de eventos nacionais e internacionais, com grandes auditórios e salões que permitem a realização de um evento confortável e agradável.
Aguardamos e esperamos a participação de todos.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Oliveira
Presidente da Comissão Executiva
Patrícia Robles
Vice Presidente
Flávia Cristina Camilo Moura
Presidente da Comissão Científica
 
  

No hay comentarios: